sinapers 26 anos abracando a sua causa

Histórico

Embora tenha sido fundado oficialmente em 2 de maio de 1990, o SINAPERS teve seu embrião formado no ano de 1987, através do departamento de pensões junto à ASPIRGS - Associação dos Servidores Públicos Ativos e Inativos do Rio Grande do Sul.

Na verdade, a história do sindicato começou em dezembro de 1986, com a luta da pensionista Luzinete Alves Aragon para receber o 13º salário.

Foi através de uma manifestação sua no programa de rádio Gaúcha na Madrugada, apresentado pelo radialista Jaime Copstein, que ela reuniu-se a outras pensionistas e, juntas, começaram a lutar por seus direitos.

Reuniam-se primeiramente na ASPIRGS e logo fundaram o departamento de pensões. Mas foi do grande desejo da diretoria e das pensionistas de criar um sindicato que, em 1990, surgiu o SINAPERS, tendo como primeiro presidente Mário Emílio de Menezes. A fundadora e responsável pela criação do sindicato, Luzinete Alves Aragon, esteve por dois mandatos na presidência do Sinapers, vindo a falecer em 22 de dezembro de 2003.

Além do direito ao 13º salário, a primeira vitória do SINAPERS, outra importante conquista foi a integralidade, obtida em 1988, o que fortaleceu o cunho reivindicatório e a personalidade jurídica forte do sindicato.

Ao longo destes anos, realizou um forte trabalho de conscientização das pensionistas, transformando-as em uma categoria respeitada e fortalecida, que batalha pelos seus direitos. Mais que isto, cumpre também um papel social e comunitário.

Hoje o SINAPERS oferece assistência jurídica, psicológica e odontológica, diversas atividades sociais gratuitas, além de contar com centenas de convênios.