Quinta | 28 de Setembro de 2017

Matéria de Marcus Meneghetti, para o Jornal do Comércio. 

Depois de o governo José Ivo Sartori (PMDB) protocolar ontem na Assembleia Legislativa uma proposta de indenização aos servidores públicos pelo atraso no salário - cujo valor será calculado pelo índice da poupança - as entidades que representam o funcionalismo avaliaram a proposta: consideraram o valor da compensação insuficiente; acusaram o governo de propor a medida para se proteger de ações judiciais; e defenderam a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Parcelamentos.

Segunda | 19 de Dezembro de 2016

Em 1984, cheia de esperança, vesti a camiseta das DIRETAS JÁ! Com orgulho de participar de um movimento histórico, levava no peito: EU QUERO VOTAR PARA PRESIDENTE! Minha juventude acreditava que tudo estava mudando para melhor, e eu queria muito acreditar, por isso, não percebi que ali mesmo, já fomos enganados.

Quarta | 24 de Agosto de 2016

Olhamos ao redor e não mais encontramos as pessoas, estão todos ausentes da vida real.
As redes sociais constituem-se na fuga perfeita para nossos incômodos existenciais. Podemos ficar horas experimentando uma vida imaginária ideal, sem dores físicas ou emocionais, sem dívidas, sem culpas e responsabilidades.

Estamos vivendo tempos difíceis, que no fundo nunca acreditamos que viriam. Algo nos protegeria dos piores pesadelos. Na infância, nossos pais eram super heróis. Hoje, nem todas as crianças podem confiar nos pais, nem em todos os adultos e vice-versa. Andar de bicicleta na rua até altas horas era nossa maior aventura e o perigo era o “velho do saco”. Atualmente, é o adolescente armado e encapuzado que nos aterroriza. Há 40 anos, jamais passaria pela nossa cabeça que o principal alimento das crianças, o leite, de pureza inquestionável, seria um dia “batizado” com formol. Já não temos certeza de proteção alguma. O ensino superior era sinônimo de sucesso e prosperidade. Na sequência, estudar muito para um concurso público e ter estabilidade, formar uma família, comprar uma casa e veranear de aluguel em Tramandaí. Não daria para enriquecer, mas para viver com simplicidade e dignidade e ter um bom plano de saúde para a família, o do IPE.

Ninguém faz nada sozinho. Juntos, somos fortes e temos idéias para fazermos sempre o melhor para todos. Como presidente deste sindicato por oito anos, aprendi muito, trabalhei com pessoas especiais, sempre pela defesa da categoria, sejam ativos, inativos ou pensionistas. Nestes oito anos em que fui presidente do Sinapers, senti o quanto é bom estarmos ao lado de cada um dos nossos sócios, vocês sempre puderam e sempre poderão contar conosco para sanar suas dúvidas e abrandar as angústias do dia-a-dia. E sempre fomos eleitos através do seu voto, que confiam em nós para representarmos vocês e defendermos seus direitos, dentro das leis que os protegem.

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal, proferida nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.357, a qual, em síntese, declarou parcialmente inconstitucional a Emenda Constitucional 62/2009 e determinou, entre outras questões, que os precatórios vencidos sejam pagos até o final do exercício de 2020, alguns estados começaram a se articular politicamente para tentar editar outra norma que possibilite estender este prazo de cinco anos para quitação da dívida.