645ba4b666ec5 arte final selo 33 anos fund transparente removebg preview

NOTA PÚBLICA
Sexta | 05 de Junho de 2020
NOTA PÚBLICA

O Sinapers - Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do RS informa que o atendimento presencial na sede do sindicato permanecerá suspenso, até que dados oficiais da Organização Mundial de Saúde apontem a efetiva diminuição do contágio por Coronavírus no Estado.

Desde que o sindicato adotou o isolamento social, em 15 de março, os funcionários estão trabalhando em sistema de “home office” e todos os serviços passaram a ser oferecidos de forma remota, superando, inclusive, o padrão de atendimento presencial.

Esta decisão foi tomada considerando:

- O número de mortes por Covid-19 no Brasil:

1º de abril - 242 pessoas.

1º de maio – 6 mil 410 pessoas.

1º de junho - 30 mil e 46 pessoas.

- O número de mortes por Covid-19 no Rio Grande do Sul.

1º de abril – 5 pessoas.

1º de maio – 62 pessoas.

1º de junho – 232 pessoas, sendo 10 mil casos de pessoas infectadas.

- Segundo a Fiocruz, a subnotificação de pessoas infectadas no RS é seis vezes superior ao  número informado, ou seja, existem seis vezes mais pessoas infectadas pelo vírus do que é  divulgado. Portanto, em números reais, temos 60 mil infectados, não 10 mil.

- O Brasil está entre os países que menos testam a população no mundo – e o RS é um dos que menos testam no país. A testagem diagnóstica somente é realizada em casos graves, de forma geral em pacientes que necessitam hospitalização.

- A pandemia "ainda não começou" em regiões do sul do Brasil, onde a rede hospitalar poderia ser posta à prova nas próximas semanas, segundo João Gabbardo, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde (CP - 3/06).

- O critério de flexibilização do isolamento leva em consideração apenas a capacidade hospitalar, desconsidera o impacto social decorrente do aparecimento de novos casos, do aumento de mortes e da ocorrência de surtos entre profissionais mais expostos, como profissionais de saúde e suas famílias.

- Os critérios utilizados pelo governo do Estado para implantar o distanciamento controlado atribuem importâncias menores para fatores mais graves. Como exemplo, citamos a velocidade de contágio e as subnotificações, resultando num quadro ilusório de controle da situação. Sendo, por isso, pouco provável que uma região seja classificada com bandeira preta ou vermelha. (Fonte: ZH 03.06)

A direção do Sinapers agradece a compreensão de todos e reafirma sua posição. É absolutamente imprudente a flexibilização das medidas de isolamento.

Infelizmente, há sim, perigo na esquina. Se puder fique em casa, se precisar sair, proteja-se!

É por mim, é por ti, é por todos nós!