Sexta | 18 de Setembro de 2020

Esta frase, pronunciada pelo médico e físico suíço-alemão Paracelso, no século XVI, aplica-se a muitas situações em nossas vidas. Serve para o banho de sol, para o chocolate, o salgadinho, a cerveja e a costela gorda. Fé na dose certa nos conforta, mas em excesso, acomoda. O medo nos protege, mas se for demais, nos acovarda. Onde está o traçado que separa a teimosia da persistência?

Quarta | 16 de Setembro de 2020

Diretor financeiro do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS), Luiz Alberto Schreiner conversou com a reportagem da União Gaúcha e explicou por que a entidade é contrária à privatização da CEEE. Schreiner indica o que, na avaliação do sindicato, há caminhos viáveis e mais vantajosos para o Estado do que a insolvência da estatal.

Terça | 15 de Setembro de 2020

No dia 22 de setembro, às 17h, a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública,entidade a qual o Sinapers pertence, lança a Rede de Defesa da Previdência Pública – REDEPREV. A Rede agrega federações, associações e sindicatos no âmbito nacional e municipal, com o objetivo de unir os movimentos na proteção e no fortalecimento da previdência social e pública.

Terça | 15 de Setembro de 2020

O IPE Prev manterá ativo, até 20/10/2020, o site para a regularização das pensionistas filhas solteiras que tiveram seus benefícios pensão suspensos em janeiro/2020, por não terem realizado o recadastramento, conforme exigência da Lei Complementar nº 15.142/2018.

Após essa data, será publicado no Diário Oficial do Estado do RS um edital para comunicar o cancelamento dos benefícios das pensionistas que se mantiveram irregulares.

Até 04/09/2020, 38 pensionistas filhas solteiras, das 479 pensionistas suspensas em janeiro/2020, ainda permaneciam em situação irregular. 

Segunda | 14 de Setembro de 2020

Preocupada com a cada vez mais próxima privatização da CEEE sem, na avaliação da entidade, debate suficiente junto à população, a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública lança, nesta quinta-feira (10), em seu site, uma série de entrevistas sobre o tema. Entre os ouvidos, estão o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, presidentes de entidades como o Sindicato dos Engenheiros (Senge-RS) e a Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual (Afisvec) e ex-presidentes da companhia. Representantes do governo e da estatal também devem ser ouvidos.

O objetivo da União Gaúcha, que tem 27 entidades filiadas, é tentar identificar se a venda é mesmo o único caminho para a estatal ou se há alternativas, como os pelo menos R$ 8 bilhões em disputa judicial contra a União e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Quinta | 03 de Setembro de 2020

A falta de pagamento por mais de 30 dias determina a suspensão ou bloqueio do direito assistencial ao plano. Isso não significa que o plano foi cancelado, mas que está suspenso até a efetivação do pagamento ou o pedido de cancelamento.

Após 90 de inadimplência (falta de pagamento), independentemente do motivo, ocorre o cancelamento.

  • Enquanto o beneficiário não efetuar o pagamento ou não realizar o pedido de cancelamento, as cobranças continuarão sendo lançadas e esses valores poderão, inclusive, ser inscritos no cadastro de devedores do Estado.